O que é saúde mental?
- Juliana Venancio
- 28 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Janeiro Branco é o mês em que a atenção é voltada para a saúde mental e emocional. Muito se fala sobre a saúde mental, mas ainda existe uma confusão em relação ao seu significado. A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) não tem uma definição oficial do que é a saúde mental. Por isso, irei abordar aqui alguns tópicos que considero importantes.

Antes de tudo, devemos pensar em saúde de forma integral. Corpo e mente são um só. Não temos como separar, afinal, se o emocional não está bem, todo restante é impactado, esbarra no físico, no trabalho, nas relações…
De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, pode-se dizer que a saúde mental “contempla, entre tantos fatores, a nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, a nossa habilidade em manejar de forma positiva as adversidades e conflitos, o reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências, nossa satisfação em viver, compartilhar e se relacionar com os outros - algo muito maior e anterior ao início dos transtornos mentais”.

O que percebemos é que, muitas vezes, não priorizamos o emocional. Quando estamos com alguma questão física, logo procuramos um médico ou um especialista e seguimos o tratamento. Porém, quando se refere a questões emocionais, muitas vezes vamos lidando sozinhos e não pedimos ajuda. Esquecemos que existe um profissional especializado que pode dar um suporte adequado.

A vida é feita de altos e baixos. Saúde mental não é ausência de doença, não é ser perfeito, não ter problemas, mas sim a capacidade que adquirimos para lidar com as adversidades, com as diferentes emoções, aceitar as limitações e mudanças que a vida nos impõe. Saúde mental é estar ciente de suas próprias habilidades e dificuldades e saber pedir ajuda quando precisar.
Sendo assim, precisamos cuidar da saúde mental todos os dias de forma contínua e permanente. Saúde mental é todo dia! Vamos ficar atentos às nossas emoções.
Comments